O que são OS Suplementos?

Suplementos alimentares são produtos destinados a complementar a dieta normal tanto em calorias como também em proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais e fibras, dependendo das necessidades de cada pessoa.

Os suplementos visam atender as necessidades de atletas de alta performance, praticantes de atividade física e todas as pessoas que queiram complementar a sua dieta para ganho de peso, massa muscular ou para melhora do estado de saúde geral.

É importante lembrar que os suplementos não substituem a dieta normal, eles participam como coadjuvantes para suprir as necessidades nutricionais de atletas e esportistas que na maioria das vezes não conseguem suprir seus requerimentos diários de nutrientes.

Categorias de suplementos – Os Suplementos são divididos conforme manda a legislação nas seguintes categorias: Repositores Energéticos- São produtos formulados a base de carboidratos simples, complexos ou mix de carboidratos.

Permitem a manutenção dos níveis de energia durante a atividade física. São indicados para todas as modalidades esportivas.

Dextrose: carboidrato simples, utilizado para o fornecimento imediato de energia, pois é de absorção rápida. Indicado para o uso após a atividade física, ou em conjunto com aminoácidos ou creatina, pois melhora a absorção destes.

Maltodextrina: fornece energia gradualmente para o organismo. Ideal para ser usado antes, durante e após o exercício físico. Sua absorção é lenta, pois seu índice glicêmico é baixo.

Frutose+Glucose+Maltodextrina: mistura de carboidratos simples e complexos. Fornece energia gradualmente, sua absorção é mais lenta do que a maltodextrina pura, pois possui a frutose em sua formulação, que apesar de ser um carboidrato simples, possui uma absorção bem lenta (baixo índice glicêmico). A mistura dos três fornece um equilíbrio com relação à absorção. Ideal para ser usado antes, durante e após o exercício.

Hipercalóricos ou compensadores - São produtos compostos por maiores teores de carboidratos, médios teores de proteínas e lipídios, contém vitaminas e minerais.

Os hipercalóricos fornecem calorias e energia, indicados para adequar os nutrientes à dieta. Quando consumidos juntamente com a prática de atividade física promovem o ganho de peso e construção muscular. Quando não estão associados à atividade física promovem ganho de peso geral. Pessoas com dietas hipocalóricas que visam à perda de peso não devem consumir esse tipo de suplemento.

Hiperprotéicos - São compostos por maiores teores de proteínas ou exclusivamente por proteínas. Podem conter pequenas quantidades de carboidratos e vitaminas.

São indicadas para a construção muscular. Pode ser indicado para todas as modalidades esportivas, pois todo exercício aumenta a demanda de proteínas pelo organismo. São principalmente usadas em atividades de força como a musculação. A escolha de cada produto vai depender da modalidade esportiva e do objetivo a ser alcançado.

São utilizadas também para pessoas que desejam aumentar a quantidade de proteínas da sua dieta, ou pessoas que fazem dietas para perda de peso e desejam ingerir em algum momento do dia exclusivamente proteínas, porém sem ingerir grandes quantidades de gorduras.

As proteínas podem ser ingeridas mais de uma vez ao dia: No café da manhã e logo após a atividade física para o ganho de massa muscular. Para a perda de peso pode-se utilizar a proteína à noite, antes de dormir restringindo o consumo de carboidratos neste horário, tudo isso em conjunto com dieta de baixas calorias e exercícios físicos.

Aminoácidos - Compostos apenas de aminoácidos livres, ou podem conter quantidades de carboidratos e vitaminas.

É indicado para evitar o catabolismo protéico e a fadiga, promover a construção muscular.

Pode ser utilizado em atividades de força, atividades de longa duração e alta intensidade como as maratonas.

Repositores Hidroeletrolíticos - São produtos formulados a partir de concentrações variadas de minerais, carboidratos e vitaminas. Tem por objetivo a reposição de líquidos e eletrólitos perdidos durante a prática esportiva intensa.

Vitamínico – Minerais: São suplementos que contém vitaminas e minerais, com o objetivo de suplementar a dieta de pessoas que apresentem carência dessas substâncias na dieta, ou atletas que tem suas necessidades aumentadas e não conseguem suprir através da alimentação.

Suplementos Termogênicos: Ajudam no aumento do metabolismo. Contribuem na perda de peso e gordura corporal.

Professor Marcelo Toledo Rossi
Cref: 12.298 G/SP
contato@emporiumdossuplementos.com.br
www.emporiumdossuplementos.com.br

Fonte: http://fightworld.virgula.uol.com.br/?page_id=815

Topic: O Que São Os Suplementos?

Nenhum comentário foi encontrado.
 

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode